Debate temático entre Raffa* e 'Arruda
Tema: "Como seria um mundo melhor pra você?"
Para quem quiser, coloque opinião, ponto de vista ou comentário para abrirmos ainda mais o leque de pensamentos. Mas por favor, mantenham-se imparciais. Apenas exponham suas ideias, sem necessariamente mencionar o ponto de algum de nós.
. Raffa * diz:
*Como seria um mundo melhor pra você?
'Arruda diz:
*ai.. de novo com essa pergunta terrível?
. Raffa * diz:
*eu gosto dela
*afinal
*é pensando no que é um mundo melhor, que teremos um
'Arruda diz:
*é... mas é terrível de responder
. Raffa * diz:
*eu não acho
'Arruda diz:
*um mundo melhor pra mim?
*se bem que EU, na minha intimidade egoísta, não tenho que reclamar
*então, como você supôs, vou falar do mundo em geral
*um mundo melhor seria um mundo em que meus filhos pudessem viver em paz, sem guerras, sem poluição, com áreas verdes o suficiente para eles correrem livres...
. Raffa * diz:
*bonito.
'Arruda diz:
*=D
. Raffa * diz:
*Um mundo melhor pra mim
*seria ter uma educação melhor, e não só melhor
*mas bem lecionada
*e claro
*filtrada
*pois um monte de coisas a escola ensina
*mas, nós nunca usaremos
*Já, coisas que faremos, a escola não ensina
*Como seria um mundo melhor pra você?
'Arruda diz:
*ai.. de novo com essa pergunta terrível?
. Raffa * diz:
*eu gosto dela
*afinal
*é pensando no que é um mundo melhor, que teremos um
'Arruda diz:
*é... mas é terrível de responder
. Raffa * diz:
*eu não acho
'Arruda diz:
*um mundo melhor pra mim?
*se bem que EU, na minha intimidade egoísta, não tenho que reclamar
*então, como você supôs, vou falar do mundo em geral
*um mundo melhor seria um mundo em que meus filhos pudessem viver em paz, sem guerras, sem poluição, com áreas verdes o suficiente para eles correrem livres...
. Raffa * diz:
*bonito.
'Arruda diz:
*=D
. Raffa * diz:
*Um mundo melhor pra mim
*seria ter uma educação melhor, e não só melhor
*mas bem lecionada
*e claro
*filtrada
*pois um monte de coisas a escola ensina
*mas, nós nunca usaremos
*Já, coisas que faremos, a escola não ensina
*tipo, imposto de renda, o que faz um deputado, pra que diabos temos vereadores?
'Arruda diz:
*ou seja
*tu quer que a escola seja,a partir do ensino fundamental, como uma faculdade?
'Arruda diz:
*ou seja
*tu quer que a escola seja,a partir do ensino fundamental, como uma faculdade?
*separar as matérias?
. Raffa * diz:
*não
*pois acho que temos que aprender um pouco de tudo
*há países que as matérias são divididas
*e o povo que faz matemática, por exemplo, não sabe onde fica a África, ou quais são as características da Gronelândia
*estou dizendo que um mundo melhor se faz com educação
*mas educação não se resume em ensinar adolescentes a resolver uma equação de quinto grau
*ate porque, eles JAMAIS, usaram isso na vida
*resume a ensinar valores
'Arruda diz:
*bem... Discordo, mas prossiga
. Raffa * diz:
*discorda em que?
'Arruda diz:
*que eles nunca usarão equações de qual grau for
. Raffa * diz:
*Jotinha, quantas vezes você usou isso? Num supermercado? Pra criar filhos? Pra conhecer sua namorada? Pra votar?
'Arruda diz:
*na profissão, talvez?
*não se usa no dia-a-dia
*mas um dia pode ser necessário
. Raffa * diz:
*mas pra profissão, você desenvolve um pouco no ensino médio
*e depois vai pra faculdade
*mas não a necessidade de ensinar por exemplo á um futuro jornalista isso
*isso só interessará a uma pessoa que fará algo relacionado a isso
'Arruda diz:
*sim, sim
*e voltamos à separação de matérias
. Raffa * diz:
*não é separar
*é filtrar
*é tirar o inútil
*e por o útil
*como aulas de cidadania ou mesmo aulas de planejamento familiar
*por exemplo, poucas são as pessoas que sabem o porque precisamos declarar o imposto de renda
*ou como se faz
*poucas pessoas sabem o porque pagamos IPVA ou IPTU
*ou mesmo pra onde vai essa grana
*Isso vamos usar
. Raffa * diz:
*não
*pois acho que temos que aprender um pouco de tudo
*há países que as matérias são divididas
*e o povo que faz matemática, por exemplo, não sabe onde fica a África, ou quais são as características da Gronelândia
*estou dizendo que um mundo melhor se faz com educação
*mas educação não se resume em ensinar adolescentes a resolver uma equação de quinto grau
*ate porque, eles JAMAIS, usaram isso na vida
*resume a ensinar valores
'Arruda diz:
*bem... Discordo, mas prossiga
. Raffa * diz:
*discorda em que?
'Arruda diz:
*que eles nunca usarão equações de qual grau for
. Raffa * diz:
*Jotinha, quantas vezes você usou isso? Num supermercado? Pra criar filhos? Pra conhecer sua namorada? Pra votar?
'Arruda diz:
*na profissão, talvez?
*não se usa no dia-a-dia
*mas um dia pode ser necessário
. Raffa * diz:
*mas pra profissão, você desenvolve um pouco no ensino médio
*e depois vai pra faculdade
*mas não a necessidade de ensinar por exemplo á um futuro jornalista isso
*isso só interessará a uma pessoa que fará algo relacionado a isso
'Arruda diz:
*sim, sim
*e voltamos à separação de matérias
. Raffa * diz:
*não é separar
*é filtrar
*é tirar o inútil
*e por o útil
*como aulas de cidadania ou mesmo aulas de planejamento familiar
*por exemplo, poucas são as pessoas que sabem o porque precisamos declarar o imposto de renda
*ou como se faz
*poucas pessoas sabem o porque pagamos IPVA ou IPTU
*ou mesmo pra onde vai essa grana
*Isso vamos usar
*e ninguém ensina
'Arruda diz:
*olha...
*deixe eu falar um pouco agora, pode ser?
. Raffa * diz:
*diga
'Arruda diz:
*concordo com você que isso deve ser ensinado de alguma maneira
*mas creio que se as matérias foram formadas, desde a Grécia antiga, como estão hoje, é porque não está ruim assim
*eu creio que se ensina na escola, aquilo que certamente as crianças vão usar
*mas antes que tu me interpele, digo uma coisa
*as vezes, o conhecimento é intrínseco, indireto e intrusivo
*ou seja... as pessoas aprendem uma coisa que nunca utilizarão na vida, mas usarão o raciocínio que usaram para aprender aquilo em muitas outras coisas do dia-a-dia
*eu mesmo aprendi isso a duras penas
*desprezava muitas matérias
*mas percebi que o que a escola quer desenvolver em você, além do conhecimento básico que tu vai precisar todos os dias da sua vida, no raciocínio lógico e ilógico
*não há coisa inútil na escola
*e sim, penso que as crianças acham que aquilo é inútil, não aprendem, e logo após aquele raciocínio se perde
*por isso, muitas crianças repetem de ano
*porque simplesmente rejeitam matérias que ajudam a desenvolver o raciocínio naquela matéria ou até em outras matérias!
. Raffa * diz:
*olha, conheço pessoas que não tiveram absolutamente NADA da escola
*e tem um ótimo raciocínio
*tem uma compreensão universal
'Arruda diz:
*são pessoas excepcionais, que conseguem desenvolver o próprio raciocínio de acordo com as experiências da vida
. Raffa * diz:
*não acho, acho que todos desenvolvem as coisas ao longo da vida
*todo mundo cresce, evolui, aprende
*bons ou ruins
*todo mundo
'Arruda diz:
*mas nem todos tem toda essa capacidade de aprender raciocínio sozinhos!
. Raffa * diz:
*tem sim
*você quando era criança aprendeu sozinho
*sabe aqueles joguinhos de madeira
*onde você encaixa o quadrado no lugar do quadrado e tal?
*então
*isso você faz sozinho
*você vê que o quadrado é igual ao quadrado vazado
*isso é raciocínio também
*e encaixa um no outro
'Arruda diz:
*sim, mas mesmo que seja raciocino, é básico!
. Raffa * diz:
*não
*do mesmo jeito que você fez isso
*você faz o resto
*analisando
'Arruda diz:
*mas ninguém aprenderia a fazer conta rápida de cabeça sem a escola... a não ser que seja excepcional
. Raffa * diz:
*como não?
*e esses vendedorzinhos do interior?
*nunca foram a escola
*não são excepcionais
'Arruda diz:
*A NÃO SER QUE SEJA EXCEPCIONAL
. Raffa * diz:
*Não há isso
*eles aprenderam de acordo com a necessidade
*não iam a escola
*precisavam de emprego
*aprenderam a fazer contas, porque precisavam
'Arruda diz:
*mas concorde que não poderiam aprender do nada!
*não totalmente do nada
. Raffa * diz:
*mas não precisaram aprender equações complexas pra viver.
Não precisaram disso pra votar, não precisaram disso pra comer ou passear
não precisaram disso pra ter família
não precisaram de tudo que a escola nos faz engolir
precisaram apenas aprender o básico, o resto é consequência das escolhas
*se quisessem saber mais
*iam atrás
*e não estou dizendo que ficam ignorantes pra sempre
*a vida ensina o resto que você precisa
*pessoas desenvolvidas financeiramente que não foram a escola
*não sabem a geografia dum país... não teoricamente
*mas como viajam pra todo canto
*aprendem
'Arruda diz:
*olha...
*deixe eu falar um pouco agora, pode ser?
. Raffa * diz:
*diga
'Arruda diz:
*concordo com você que isso deve ser ensinado de alguma maneira
*mas creio que se as matérias foram formadas, desde a Grécia antiga, como estão hoje, é porque não está ruim assim
*eu creio que se ensina na escola, aquilo que certamente as crianças vão usar
*mas antes que tu me interpele, digo uma coisa
*as vezes, o conhecimento é intrínseco, indireto e intrusivo
*ou seja... as pessoas aprendem uma coisa que nunca utilizarão na vida, mas usarão o raciocínio que usaram para aprender aquilo em muitas outras coisas do dia-a-dia
*eu mesmo aprendi isso a duras penas
*desprezava muitas matérias
*mas percebi que o que a escola quer desenvolver em você, além do conhecimento básico que tu vai precisar todos os dias da sua vida, no raciocínio lógico e ilógico
*não há coisa inútil na escola
*e sim, penso que as crianças acham que aquilo é inútil, não aprendem, e logo após aquele raciocínio se perde
*por isso, muitas crianças repetem de ano
*porque simplesmente rejeitam matérias que ajudam a desenvolver o raciocínio naquela matéria ou até em outras matérias!
. Raffa * diz:
*olha, conheço pessoas que não tiveram absolutamente NADA da escola
*e tem um ótimo raciocínio
*tem uma compreensão universal
'Arruda diz:
*são pessoas excepcionais, que conseguem desenvolver o próprio raciocínio de acordo com as experiências da vida
. Raffa * diz:
*não acho, acho que todos desenvolvem as coisas ao longo da vida
*todo mundo cresce, evolui, aprende
*bons ou ruins
*todo mundo
'Arruda diz:
*mas nem todos tem toda essa capacidade de aprender raciocínio sozinhos!
. Raffa * diz:
*tem sim
*você quando era criança aprendeu sozinho
*sabe aqueles joguinhos de madeira
*onde você encaixa o quadrado no lugar do quadrado e tal?
*então
*isso você faz sozinho
*você vê que o quadrado é igual ao quadrado vazado
*isso é raciocínio também
*e encaixa um no outro
'Arruda diz:
*sim, mas mesmo que seja raciocino, é básico!
. Raffa * diz:
*não
*do mesmo jeito que você fez isso
*você faz o resto
*analisando
'Arruda diz:
*mas ninguém aprenderia a fazer conta rápida de cabeça sem a escola... a não ser que seja excepcional
. Raffa * diz:
*como não?
*e esses vendedorzinhos do interior?
*nunca foram a escola
*não são excepcionais
'Arruda diz:
*A NÃO SER QUE SEJA EXCEPCIONAL
. Raffa * diz:
*Não há isso
*eles aprenderam de acordo com a necessidade
*não iam a escola
*precisavam de emprego
*aprenderam a fazer contas, porque precisavam
'Arruda diz:
*mas concorde que não poderiam aprender do nada!
*não totalmente do nada
. Raffa * diz:
*mas não precisaram aprender equações complexas pra viver.
Não precisaram disso pra votar, não precisaram disso pra comer ou passear
não precisaram disso pra ter família
não precisaram de tudo que a escola nos faz engolir
precisaram apenas aprender o básico, o resto é consequência das escolhas
*se quisessem saber mais
*iam atrás
*e não estou dizendo que ficam ignorantes pra sempre
*a vida ensina o resto que você precisa
*pessoas desenvolvidas financeiramente que não foram a escola
*não sabem a geografia dum país... não teoricamente
*mas como viajam pra todo canto
*aprendem
Jotinha, isso é injusto!
ResponderExcluirVocê cortou a conversa!!
hunf/
Chato!
hahaha
s2
Cortei porque o pessoal não precisa ver nossas palavras pessoais neh? haha (6) S2
ResponderExcluirUm mundo melhor pra mim? ele não existe!
ResponderExcluirmas SE fosse pra ser, seria sem a corrupção!
quem sabe assim chegariam as verbas para a educação e a saúde pública, que consequentemente formariam jovens com mais oportunidades, que consequentemente tornariam as coisas menos piores. Mas, como eu aprendi na escola: "o ser humano é corrupto!"
não existe um mundo melhor pra mim!
Ps. achei mara o blog ;)